Deputado estadual Mário Motta recebe prêmio no ESG Summit Brazil

No próximo dia 21 o deputado estadual Mário Motta (PSD) receberá, em São Paulo, o Prêmio ESG Summit Brazil na categoria Governança. O projeto vencedor, inscrito pelo gabinete do deputado, é o “Plano Mendoza”.

O plano é uma iniciativa para ampliar a arborização urbana em municípios catarinenses e desenvolver rotas verdes que integram natureza e cidade. Inspirado na cidade de Mendoza, na Argentina, que é conhecida como a “Cidade das Árvores”, o plano de Mário Motta já foi implantado no município de Guatambu, no Oeste de Santa Catarina, que foi o primeiro a abraçar o plano.

O ESG Summit Brazil é um dos principais eventos do país dedicados a práticas ambientais, sociais e de governança, tendo recebido mais de 200 cases inscritos na edição de 2025. O Plano Mendoza foi premiado pela sua abordagem integrada e impacto potencial em todo o estado.

Para Mário Motta, “esse prêmio é um incentivo para continuarmos plantando sementes de pertencimento, cidadania e futuro. Queremos levar o Plano Mendoza para cada vez mais cidades catarinenses, que terão como impacto menos enchentes e alagamentos, melhora na qualidade do ar e a valorização da paisagem urbana”.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 41% das vias urbanas catarinenses possuem arborização, ficando abaixo da média nacional. A iniciativa propõe a criação de comitês interinstitucionais para apoiar os municípios na elaboração de Planos Municipais de Arborização Urbana, oferecendo suporte técnico e fomentando parcerias entre prefeituras, comunidades e especialistas.

O projeto implantado em Guatambu detalhou um estudo preliminar elaborado pelo Departamento de Engenharia do Município, focado na criação do Parque Linear Lajeado Tigre, que é um corredor verde que revitaliza a Avenida João Batista Dal Piva e conecta natureza e urbanidade.

A proposta se divide em três áreas principais que são o Portal de Entrada/Aqueduto (Criação de um portal de boas-vindas, com revitalização da via, pintura, sinalização e arborização, marcando a entrada da cidade como um convite à sustentabilidade), Frente do Ginásio Municipal de Esportes (Revitalização com ciclovia, calçadas acessíveis, aproveitamento de recuos frontais para espaços de convívio, parklets e áreas de descanso, incentivando o transporte ativo e a interação comunitária) e Revitalização da Avenida (Reconstrução da drenagem pluvial, alargamento da pista, criação de floreiras para delimitar calçadas, ornamentação de postes, pintura, arborização e urbanismo tático, transformando a via em um espaço seguro e agradável).

Além disso, o parque linear inclui um viveiro horto-florestal e áreas para lazer, caminhadas e piqueniques, respeitando a Área de Preservação Permanente (APP) às margens do Lajeado Tigre.

Segundo o gabinete do deputado Mário Motta, outras cidades já se interessaram em implantar o Plano Mendoza. Campo Erê, também no Oeste, já desenvolveu um projeto bastante estruturado, voltado, principalmente, ao plantio de árvores e à educação ambiental.

Em Trombudo Central, no Alto Vale do Itajaí, região que historicamente sofre com recorrentes cheias em períodos de alto volume de chuva, também está trabalhando para a criação de um Parque Esponja. Essa construção, desenvolvida pelo arquiteto chinês Kongjian Yu, consiste em uma área verde projetada para imitar o ciclo natural da água, absorvendo, armazenando e liberando a água da chuva de forma eficiente para prevenir inundações e garantir a retenção de água em períodos de seca.

O projeto também foi apresentado à prefeitura de Criciúma, que é conhecida como a capital catarinense dos Parques Urbanos.Com uma vocação bem definida, esta deverá ser mais uma cidade que, em breve, deve implantar o Plano Mendoza.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores