Na noite de segunda-feira, 20, no Hotel Majestic, em Florianópolis, a reitora da Universidade de Blumenau (Furb), Márcia Sardá Espíndola, tomou posse como a nova diretoria da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).
Na presença do governador Jorginho Mello (PLP), Márcia assumiu o cargo junto com o reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Ricardo de Marco, que será o seu vice. O professor Paulo Ivo Koehntopp permanece como Secretário Executivo da entidade.
Atualmente, o Sistema Acafe é composto por 14 instituições, presentes em mais de 50 cidades, reunindo mais de 140 mil estudantes matriculados em centenas de cursos de graduação e programas de pós-graduação.
“Eu vim aqui para aplaudir, vim aqui para dizer que a Acafe é uma associação importante e teve e terá um papel fundamental na educação superior de Santa Catarina, pela qualidade dos seus quadros, pela articulação que ela pode fazer, e pelo que ela tem feito no programa Universidade Gratuita. Então, vim aqui para dizer à professora Márcia e ao professor Ricardo que eu sou parceiro, como sempre fui, da Acafe”, afirmou o governador Jorginho Mello.
Márcia Sardá Espíndola, que foi eleita por unanimidade pelos reitores das 14 instituições que compõem a Acafe, substitui a atual secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta. “A Acafe é uma obra de construção coletiva. São muitas mãos que a constroem ao longo do tempo. Ela tem uma história construída no desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina”, disse Luciane Ceretta.
No seu discurso, Marcia Sardá disse que “a relação com o Governo do Estado é ótima. O governador apresentou o projeto da Universidade Gratuita e, de fato, ele foi implantado e tem sido um programa muito importante de inclusão, mas principalmente da permanência do estudante”.
Na semana passada, Márcia já tinha dito que os planos da nova gestão da Acafe envolvem a consolidação do programa Universidade Gratuita, que vem auxiliando na recuperação financeira e na elevação do número de matrículas das universidades comunitárias de Santa Catarina.





Adicionar comentário