Republicanos vai receber mais filiados na festa de sexta-feira em Florianópolis

Na sexta-feira, 25, vai acontecer o encontro do Republicanos no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa do Estado, em Florianópolis.

Vão participar do encontro o deputado federal Jorge Goetten, que é o presidente estadual do partido; o governador Jorginho Mello (PL); o deputado federal Marcos Pereira, que é o presidente nacional, e muitos pré-candidatos da eleição de 2026.

Nessa reunião serão oficializadas as filiações da prefeita de Lages, Carmen Zanotto; do prefeito de Biguaçu, Salmir da Silva; da vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar; do vice-prefeito de Indaial, Jonas Luiz de Lima; da vice-prefeita de Porto União, Suelen Geremia; e do presidente da Câmara de Joaçaba, Diego Bairros.

A deputada federal Geovânia de Sá (PSDB) também vai se filiar no Republicanos, mas só poderá assinar a ficha a partir de março de 2026, que é quando abre a janela de transferência partidária para quem tem mandato eletivo.

No fim de 2024 o governador Jorginho Mello levou para o Republicanos o suplemente de deputado estadual do PSD, Gerri Consoli; o ex-deputado estadual Jean Kuhmann (ex-PP) e o suplente de deputado federal do PSD, Darci de Matos.

Até meados do ano passado o partido era comandado pelo ex-governador Carlos Moisés da Silva, que ainda está filiado no Republicanos, mas numa negociação entre Jorginho Mello e Marcos Pereira, acabou dando o comando da legenda para o governador de Santa Catarina que, em troca, garantiu os votos da bancada catarinense para a eleição do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.

O Republicanos foi o primeiro partido a garantir o apoio à reeleição de Jorginho Mello em 2026 e vai tentar aumentar a sua força política no Estado com a eleição de deputados federais e estaduais no ano que vem. Outros partidos que também estarão na coligação do PL são o Podemos, da deputada estadual Paulinha, e o MDB.

Jorginho Mello ainda pretende ter o PP, o União Brasil e o Novo, mas estas ainda dependem de como será a distribuição de cargos na eleição e de espaço num possível futuro governo.

Adicionar comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores