Três partidos ligados a Jorginho Mello fizeram encontros estaduais no fim de semana

No sábado, 25, no Expocentro de Balneário Camboriú, o MDB fez o seu evento de aniversário de 60 anos de existência em Santa Catarina com a presença de pouco mais de 6 mil filiados.

O partido mostra que, mesmo com as derrotas nas urnas em 2018, com Mauro Mariani, e 2022, apoiando o ex-governador Carlos Moisés (Republicanos), mantém uma militância engajada e participativa e é nessa força do interior que o governador Jorginho Mello (PL), que apareceu na festa, está de olho para a sua reeleição, em 2026.

Na semana passada, Jorginho garantiu a que a vaga de vice na sua chapa será mesmo do MDB e na disputa interna por esse cargo, o presidente estadual do Massa Bruta, Carlos Chiodini, já colocou o seu nome à disposição.

Além de Jorginho Mello, também participaram do evento o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi; a senadora Ivete Appel da Silveira; os ex-governadores Paulo Afonso Vieira e Eduardo Pinho Moreira; o presidente de honra do MDB catarinense, Neuto de Conto, e até o ex-senador Dário Berger, que hoje está filiado no PSDB.

O MDB também apresentou os seus pré-candidatos a deputado federal e estadual. Para a Câmara Federal, os atuais deputados Valdir Cobalchini e Rafael Pezenti devem buscar a reeleição. Mas outros novatos também vão buscar uma vaga em Brasília, como o ex-deputado federal Rodrigo Coelho (Joinville); o vereador de Gaspar, Ciro Quintino; o ex-prefeito de Camboriú, Elcio Kuhnen; o vice-prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Ayroso; o vereador de Braço do Norte, Michell Sombrio; o radialista de Chapecó, Eloir Antônio Peron; o vereador de São João Batista, Teodoro Adão; o vereador de São José, Vinicius Ramos e o vereador de Concórdia, Closmar Zagonel.

Já para a Alesc, os já deputados estaduais Antídio Lunelli, Fernando Krelling, Mauro de Nadal, Tiago Zilli e Jerry Comper e mais os suplentes Emerson Stein, Adilson Girardi e Cleiton Fossá võ novamente biscar a sua vaga em Florianópolis.

Entre os novos nomes, estão o vereador de Florianópolis, João Cobalchini; o ex-prefeito de Orleans, Jorge Koch; o vice-prefeito de São José, Michel Schempler; a empresária de Piçarras, Andressa Pêra; o prefeito de Xaxim, Chico Folle; o ex-prefeito de Lages, Elizeu Mattos; o prefeito de Mafra, Emerson Maas; o ex-secretário de Estado da Infraestrutura, João Carlos Ecker; o vereador de Videira, Marcos Both; o ex-prefeito de Campos Novos, Nelson Cruz e o empresário de Navegantes, Joãozinho Matos.

Na sexta-feira (24) a noite o Republicanos fez o seu encontro estadual no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa, e oficializou as filiações de diversos políticos e lideranças comunitárias, como o do prefeito de Biguaçu, Salmir da Silva; da vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar; do vice-prefeito de Gaspar, Rodrigo Althoff; do vice-prefeito de Indaial, Jonas Lima; da vice-prefeita de Porto União, Suelen Geremia; do presidente da Câmara de Joaçaba, Diego Bairros; do ex-prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias (Piriquito) e do ex-vice-prefeito de Videira, Dr. Jorginho.

A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, também se filiou no Republicanos, mas não participou do encontro por conta da morte do seu secretário da Fazenda, Evandro Frigo Pereira.

Quem também vai se filiar no partido em março de 2026 é a deputada federal Geovânia de Sá. Hoje ela está no PSDB, mas só pode trocar de partido na janela de transferência para quem tem cargo eletivo.

Figuras importantes estavam no encontro, como o governador Jorginho Mello (PL), o presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira; o presidente estadual do partido, deputado federal Jorge Goetten; o deputado estadual Sérgio Motta, o suplente de deputado federal Darci de Mattos, e o filho de Jorginho Mello, Bruno Mello (PL).

Segundo a direção estadual do Republicanos, a expectativa para a eleição de 2026 é eleger três deputados federais e passar de uma para 5 cadeiras na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

O Partido Liberal de Santa Catarina também fez o seu encontro no sábado na cidade de São José, no Hotel Favorita Golden, com a presença de pouco mais de 400 filiados, onde foi lançado a nova ala do partido em Santa Catarina chamada de “60+”.

Esse movimento, que tem como presidente o perito Arnaldo Ferreira, pretende estimular a participação política de pessoas com mais de 60 anos. Segundo Arnaldo, o PL quer usar a experiência dessas pessoas como força transformadora na construção de um Brasil melhor.

Além do governador Jorginho Mello, que é o presidente estadual do PL em Santa Catarina, estavam presentes o deputado federal Lincoln Portela (Minas Gerais), que é o presidente nacional do PL60+; os deputados estaduais Alex Brasil e Maurício Eskudlark, além de outras lideranças do partido aqui no Estado.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores