Vereador faz denúncias na Câmara de Blumenau e relação com Egídio Ferrari deve piorar

Na tarde de terça-feira, 28, o presidente da Câmara Municipal de Blumenau, vereador Ito de Souza (PL), fez algumas denúncias contra a Intendência da Vila Itoupava e contra a Secretaria do Meio Ambiente.

Segundo mostrou em vídeo, o vereador Ito disse que um veículo público ligado a Intendência foi usado para buscar, às 11h15 do dia 24 de outubro último, duas crianças na Escola Lore Sita Bollmann, localizada na rua Walter Knaesel (Itoupava Central), e levadas até a Intendência para que a mãe os levasse para casa. De acordo com o vereador, as crianças são filhos de uma funcionária daquele órgão.

No mesmo pronunciamento, Ito denunciou também que um carro oficial da Intendência estava parado num mercado e foi fotografado também parado numa agropecuária. Nesta fala, o vereador não relatou se algum funcionário estava fazendo comprar nesses locais.

Ele mostrou também fotos do Intendente da Vila Itoupava, Norberto Ramalho (PL), carregando o veículo placa RYX-3I9, locado para a Intendência, que segundo Ito de Souza, levaria os supostos móveis da Loja Berlanda para a casa de um morador da Vila Itoupava.

O presidente da Câmara comenta que “não adianta fazer investigação que ele anda trocando os tags pra botar na espinha de outro servidor. O próprio intendente que é do meu partido. Mandei isso para o prefeito municipal. Já mandei na sexta-feira”.

Ito falou que já mandou também para o prefeito municipal duas denúncias de crimes ambientais. “O terceirão lá, seu Dênio Scottini, já que o senhor bateu no peito que a indicação dos três cargos de secretários é do senhor, tome providência agora. Faça a sua parte, faça a sua parte agora. Puna esse servidor, puna, e investigue os outros que estão envolvidos aí”, falou o vereador Ito de Souza.

Ele pediu na tribuna da Câmara que se faça um levantamento de todos os cartões ponto de indicações de servidores da Vila Itoupava, pois segundo ele, “tem servidor que bate o cartão ponto e vai para casa. Indicação também desse seu intendente. E não tenho medo e não tenho receio. Trabalho dentro da legalidade”.

No fim, Ito disse que não quer mais indicar ninguém na Prefeitura e vai continuar denunciando as supostas irregularidades. Ele confidenciou também que na Oktoberfest deste ano chegou a ter sua biometria negada, diferente dos demais vereadores que não tiveram prpblemas.

Essa briga da Câmara Municipal com a atual administração começou no início do ano, quando o prefeito Egídio Ferrari se mostrou resistente em nomear indicados de vereadores que eram muito próximos do ex-prefeito Mário Hildebrandt (PL).

O problema cresceu com a instalação da CPI do Esgoto, onde o prefeito exonerou indicados de vereadores que estavam lotados na Prefeitura de Blumenau por conta de votações contrárias a administração.

Essa prática já aconteceu com a vereadora Cristiane Loureiro (Podemos), com o vereador Bruno Cunha (Cidadania) e 13 indicados de Ito de Souza (PL) também foram demitidos.

A Prefeitura também desistiu em vender para a Câmara de Vereadores o prédio do bairro Garcia da Secretaria de Educação, que seria usado para ser a nova sede do legislativo.

Num contra-ataque, a Mesa Diretora da Câmara notificou a Prefeitura de Blumenau pelo atraso nos pagamentos do duodécimo, dizendo que iria para o Ministério Público se o atraso não fosse pago integralmente até o fim do mês de setembro.

Como o prefeito poderia sofrer um processo de impeachment se o pagamento não fosse feito, a atual administração fez um repasse integral, ainda em setembro, do valor de R$ 22.487.000,03.

O problema só tende a se agravar, mas vamos ver quem tem mais força política nessa briga interna do PL, que deve também respingar nas eleições de 2026, pois alguns vereadores serão candidatos e muita gente do PL municipal também vai colocar o nome à disposição do eleitor no ano que vem.  

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores