PSD do Sul do Estado apresenta seus pré-candidatos para 2026

O PSD de Criciúma fez um grande evento na noite de quinta-feira, 30, na Sociedade Recreativa União Mineira, no bairro Santa Bárbara, para apresentar os seus pré-candidatos.

Mesmo sem participar, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, foi lembrado como o principal nome da eleição de 2026, onde as principais lideranças do partido confirmaram a pré-candidatura dele ao Governo do Estado no ano que vem.

O evento teve a presença do prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola; do vice-prefeito e presidente do partido na cidade, Salésio Lima; do ex-prefeito Clésio Salvaro; do presidente da Assembleia, deputado estadual Júlio Garcia; do vereador Arleu da Silveira, que em 2024 chegou a ser indicado como candidato a prefeito, mas foi trocado por Vaguinho; outros vereadores da região, presidentes do PSD de outras cidades e lideranças comunitárias.

O momento foi de fortalecimento da base, já que João Rodrigues, segundo as pesquisas, vem conseguindo se manter na segunda colocação, o que demonstra que o nome dele está em víeis de subida, segundo políticos que participaram do encontro.

Em Criciúma, o nome de Júlio Garcia foi confirmado como pré-candidato a deputado federal e Arlei da Silveira vai buscar uma vaga na Assembleia Legislativa. Outro nome que pode disputar a Alesc pelo PSD é o deputado federal Luiz Fernando Vampiro, mas ele só pode sair do MDB a partir de março do ano que vem, que é quando abre a janela de transferência partidária para quem tem mandato.

A novidade é que o ex-prefeito Clésio Salvaro colocou seu nome a disposição do partido, podendo ser indicado para ser o vice de João Rodrigues ou até candidato a senador em 2026. Mas o mais provável, se ele realmente for candidato, é que ele também busque uma vaga na Assembleia, o que seria muito mais fácil devido a força política que tem na região.

Membros de outros partidos que estão aliados com o PSD em cidades da região também marcaram presença. João Rodrigues chegou a falar que quer ter do seu lado o União Brasil e o PP, que compõe a Federação União Progressista, e também o partido Novo.

Se isso se confirmar, os senadores da sua coligação seriam o senador Esperidião Amin (PP) e o deputado federal Gilson Marques (Novo), já que seus partidos não abrem mão da indicação deles numa futura negociação.

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores