Desde o início de 2025 a Câmara de Blumenau adotou uma nova postura, saindo da aba do executivo e trabalhando com mais independência.
É fato que essa independência ocorreu muito pelas ações do prefeito Egídio Ferrari (PL), que preferiu não lotear a sua administração com comissionados indicados pelos vereadores.
A instalação da CPI do Esgoto também foi um ponto crucial para que executivo e legislativo se afastassem e por fim a exoneração de pessoas indicadas por Cristiane Loureiro (Podemos), Bruno Cunha (Cidadania) e Ito de Souza (PL) colocou uma pá de cal nessa relação.
Em agosto último a Câmara de Blumenau aprovou a convocação dos secretários Daniel Hostin (Manutenção e Conservação Urbana) e Douglas Rafael de Souza (Saúde) para dar explicações sobre possíveis irregularidades.
Agora em outubro, o alvo foi o intendente da Vila Itoupava, Norberto Ramalho (PL), que foi acusado por Ito de Souza de usar veículos da Intendência para uso particular e de cometer possíveis crimes ambientais.
Antes mesmo de tudo se confirmar, Ramalho pediu exoneração do cargo, mas o presidente da Câmara Municipal decidiu fazer também uma denúncia no Ministério Público para que tudo seja investigado.
MAIS DENÚNCIAS
A coisa parece não parar por aí porque na sessão de terça-feira, 4, o vereador Almir Vieira (PP), que é da base do governo Egídio, fez uma defesa do trabalho de Norberto Ramalho na Vila Itoupava. “Não estou aqui pré-julgando o vereador que fiscalizou nem sua equipe. Foi cometido um ato errado, mas tamanha a consequência de um pai de família ser marginalizado por alguns… Não concordo com a marginalização que foi feito a respeito desse cidadão e também não concordo com a posição dele de ter pedido a demissão, porque com certeza poderia elucidar os fatos”, disse Almir.
No aparte, Ito de Souza discordou do posicionamento de Almir dizendo que “irregular é irregular, não importa se é idoso, se é senhora. É irregular… não tem só esse crime, tem mais o crime ambiental que ninguém fala. Dou parabéns ao prefeito municipal. O prefeito merece os parabéns por ter encaminhado que ele se afastasse do cargo até abrir todas as investigações”.
No fim da sua fala, Ito disse também que recebeu uma enuncia de que tem funcionário da SMTT (antigo Seterb) indo para casa com carro público.
Almir, mostrando descontentamento, falou “bom vereador Ito, primeiro que ameaça não funciona. Se tem, tem que punir. Se tem alguma coisa errado tem que punir vereador Ito. Não tem que ficar aí falando”.
Almir retrucou, dizendo que no bairro Fortaleza “tem muita gente que para o carro da Câmara pra tomar caldo de cana vereador Ito”.
Então, mais denúncias surgiram na sessão de ontem e agora esperamos que essas também sejam apuradas para que o pagador de impostos saiba tudo o que acontece dentro do poder público.
Veja a troca de farpas de Ito de Souza (PL) e Almir Vieira (PP):





Adicionar comentário