As câmeras de videomonitoramento do Governo do Ceará têm causado muitos problemas para a Polícia Ostensiva, principalmente na capital Fortaleza.
É que elas estão dando alertas e movimentando todo um aparato policial com coisas que não existem. As câmeras estão confundindo sacos de lixo, postes e outros objetos com pessoas, colocando inclusive fotos nos chamados de moradores que sequer estão no local.
Isso tem colocado em risco os profissionais de segurança sem necessidade e deixando áreas descobertas por causa de chamados inexistentes.
Essa situação gerou uma crise no governo e o secretário executivo de planejamento e gestão interna da Secretaria de Segurança Pública do Ceará, Adriano Assis Sales, está pressionado por conta de um contrato que em 2025 já teve muitos questionamentos.
Em abril do ano passado, a Assembleia Legislativa do Estado aprovou uma PEC que retirou do teto de gastos com segurança contratos e aditivos como o que foi firmado com a Empresa IPQ, que faz o videomonitoramento.
Esse contrato prevê 513 pontos de monitoramento, ao custo mensal de 2,6 milhões de reais, que equivale a aproximadamente 5.155 reais por câmera. O governo cearense diz já ter com a IPQ 2.850 câmeras, com um custo total de R$ 14,7 milhões por mês.
Se forem somados os diversos contratos e aditivos dos últimos quatro anos, o valor já chegou em R$ 1,5 bilhão.
GIRÃO DENUNCIOU
Em pronunciamento no Plenário em maio de 2025, o senador Eduardo Girão (Novo-CE) questionou um contrato firmado entre a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), vinculada à Prefeitura de Fortaleza (CE), e a empresa IPQ.
Girão explicou que o valor do contrato, de quase R$ 25 milhões, é semelhante ao anterior, firmado com o Consórcio DB3, mas com redução no número de vias monitoradas.
O senador falou que com a troca de empresas, o número de ruas monitoradas passou de 200 para 72 sem que houvesse a diminuição de valores.
“Isso representa um disfarçado e injustificado aumento de 277% nos preços pagos pelo fortalezense, que, com muito custo, vem pagando os seus impostos cada vez mais altos por causa desse governo do PT”, disse.





Adicionar comentário