No último sábado, 28, o PT de Santa Catarina, através da sua Secretaria de Movimentos Populares, organizou um encontro com entidades não governamentais na Aldeia Pira-Rupa, na cidade de Palhoça, na Grande Florianópolis.
Além de filiados do Partido dos Trabalhadores, participaram do encontro a deputada federal Ana Paula Lima; o presidente estadual do partido, deputado estadual Fabiano da Luz; e pré-candidatos apoiadores da cúpula petista.
Para o pré-candidato a deputado estadual e vereador de Blumenau, Jean Volpato, “os movimentos populares são essenciais para a democracia. Dão voz aa quem muitas vezes é silenciado, organizam a luta por direitos e transformam indignação em conquista coletiva”.
Mas nem todos estiveram presentes nesse evento. A deputada estadual Luciane Carminatti e o deputado federal Pedro Uczai privilegiaram o evento de 46 anos do PT em Chapecó, que aconteceu no domingo, 1 de março.
Mesmo ainda dividido, os grupos do PT catarinense trabalham para a reeleição de Lula em 2026. Aparentemente, todos também entendem que a união dos partidos de esquerda em Santa Catarina é essencial para que o presidente da República diminua a diferença de votos para a direita.
Mesmo que Décio Lima seja o candidato ao Senado, a intenção é não deixar também que a extrema direita bolsonarista tenha o controle do Senado a partir de 2027. Isso poderia colocar em perigo não só as decisões do Governo Federal, se Lula se reeleger, mas também a pressão contra o STF.
A próxima decisão do PT é escolher o candidato a governador, mas essa decisão deve ser acertada no Palácio do Planalto, já que o PSB do vice-presidente Geraldo Alckmin quer a cabeça da chapa.
Para isso, o ex-deputado estadual Gelson Merísio (Solidariedade) foi o escolhido e agora só precisa que os partidos que comporão o grupo chancelem o seu nome. Restaria então a escolha do vice, e essa vaga pode ser dada ao PDT, e a segunda vaga ao Senado, que pode ficar com o Psol.
O nome da ex-deputada estadual Ângela Albino foi lembrado, já que ela está retornando para Santa Catarina depois de deixar um cargo na Prefeitura de Lagarto (Sergipe), para ocupar a vaga de vice se filiando no PDT. As conversas serão conduzidas pelo deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT).
Para a segunda vaga ao Senado, o Psol pode indicar o vereador de Florianópolis, Afrânio Boppré, já que ele já lançou seu nome como pré-candidato a governador. As decisões devem ocorrer até o fim de março, já que nesta eleição tudo está acontecendo mais rápido do que o planejado.





Adicionar comentário