Quatro ex-governadores podem disputar a eleição de Santa Catarina em 2026

Se depender do apoio de ex-governadores para vencer a eleição ao Governo do Estado em 2026, o ex-prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), já tem meio caminho andado.

Dos sete ex-governadores vivos, Esperidião Amin (PP), Raimundo Colombo (PSD), Eduardo Pinho Moreira (MDB), Paulo Afonso Vieira (MDB), Leonel Pavan (PSD) e Carlos Moisés da Silva (UB) vão apoiar João nesta eleição.

Apenas o ex-governador Jorge Bornhausen (PSD) preferiu se rebelar e ficar neutro no pleito deste ano muito por causa do desentendimento que tiveram em março deste ano e que acabou resultando no pedido de desfiliação do PSD do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e do seu filho Paulinho Bornhausen, que hoje é o atual secretário de Estado de Articulação Internacional no governo de Jorginho Mello (PL).

Mas dos seis ex-governadores que estarão com João Rodrigues, Esperidião Amin vai buscar a reeleição para o Senado e Carlos Moisés já é pré-candidato a deputado federal. Mas outros dois nomes também podem ir buscar uma vaga de federal em 2026.

São os ex-governadores Raimundo Colombo, que deve ser o representante do Planalto Serrano, e Eduardo Pinho Moreira, que pode preencher a lacuna do MDB no Sul do Estado.

A Secretaria de Estado da Indústria e Comércio de Santa Catarina sempre teve a frente um nome do Progressista. Até abril deste ano, o chefe da pasta era o ex-deputado estadual Silvio Drevek, que pediu a exoneração para concorrer novamente a Assembleia Legislativa em 2026.

Mas como o PP foi apoiar o candidato a governador João Rodrigues (PSD), o partido não indicou mais ninguém para a vaga.

Mas o governador Jorginho Mello (PL), para manter o apoio dos dissidentes do PP, nomeou nesta segunda-feira, 11, o ex-presidente da sigla, Leodegar Tiscoski, como o novo secretário. Em abril, Jorginho Mello tinha colocado no cargo Edgard Usuy, mas a partir de agora ele passará a ser o secretário-adjunto da Secretaria.

A edição extra do Diário Oficial do Governo de SC (DOE) de segunda-feira, 11, trouxe também a exoneração do braço direito do ex-secretário da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt (PL), que será candidato a deputado estadual em 2026.

André Espezim tinha assumido o cargo de Consultor Executivo em 31 de janeiro de 2025, quando Hildebrandt também assumiu a pasta.

A exoneração dele foi assinada pelo próprio governador Jorginho Mello (PL), que parece não querer deixar nenhuma brecha para os adversários na eleição estadual deste ano.

As Operações Policiais que aconteceram em Blumenau na semana passada colocaram não só o ex-prefeito Mário, mas também André Espezim nos holofotes dessas denúncias do Ministério Público.

Na gestão de Hildebrandt em Blumenau, André foi diretor-presidente do Samae e secretário de Comunicação. Na última sexta-feira, 8, Espezim recebeu a visita do Gaeco na sua casa, que buscou aparelhos eletrônicos e documentos que possam esclarecer alguns pontos de um dos inquéritos que estão em curso no judiciário.

Na segunda-feira, 11, a Câmara de Vereadores de Blumenau recebeu a notificação de uma liminar pedida pelo advogado do vereador afastado, Almir Vieira (PP), para suspender os trabalhos da Comissão Processante que analisa um pedido de cassação de Almir por quebra do decoro parlamentar.

O ex-promotor Odair Tramontin (Novo) pediu a cassação do vereador depois de ele ter sido preso na Operação Happy Nation, que investiga os crimes de peculato (rachadinha), corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

O advogado de defesa entende que Tramontin não poderia ter feito o pedido de cassação e que ele deveria ter originado da Mesa Diretora da Câmara ou de algum partido político com representação no Congresso Nacional.

O presidente da Comissão, vereador Egídio Beckhauser (Republicanos), já informou que a Procuradoria da Casa irá recorrer para reverter a situação e que o processo siga no seu rito normal.

Na segunda-feira, 11, o ex-prefeito da Capital, Gean Loureiro (UB), que é pré-candidato a deputado estadual, reuniu mais de 400 coordenadores da Grande Florianópolis no Lira Tenis Clube.

Também estiveram no encontro o pré-candidato a governador do PSD, João Rodrigues; o senador Esperidião Amin (PP); e o presidente estadual do União Brasil de Santa Catarina, deputado federal Fábio Schiochet.

No seu discurso, Gean Loureiro disse que nunca deixou amigos na estrada, pois tem gratidão e que sempre defendeu aqueles que estiveram do seu lado. Essa fala soou muito forte para o prefeito Topázio Neto (Podemos), que iniciou a vida pública pelas mãos de Loureiro, mas depois se juntou ao grupo do governador Jorginho Mello (PL).

Já João Rodrigues falou que “essa campanha será a do tostão contra o milhão” e que ele terá no centro da sua atenção as pessoas de Santa Catarina.  

Adicionar comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores