O governador Jorginho Mello (PL) esteve na Capital Federal para recepcionar os prefeitos catarinenses na 27ª Marcha de Prefeitos a Brasília. A comitiva foi organizada pela Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), que é presidida pelo prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (Podemos).
O governador determinou que a sua assessoria organizasse um jantar numa galeteria de Brasília pró Caroline de Toni e Carlos Bolsonaro, que serão os candidatos ao Senado do PL aqui do Estado.
E os principais convidados desse evento foram justamente os prefeitos que estão por lá, onde deputados federais do PL também participaram do encontro.
Parlamentares e prefeitos fizeram discursos de apoio as candidaturas de Carol e Carlos, mas a principal fala veio mesmo de Topázio Neto, que afirmou abertamente que ambos são seus candidatos ao Senado na eleição deste ano e que vai trabalhar para que se elejam.
GRUDAR EM CAROL
Carlos Bolsonaro, que veio para Santa Catarina só para se candidatar a senador, tem tido dificuldade em quebrar a barreira do regionalismo. A atuação do senador Jorge Seif (PL) em Brasília, que se elegeu por aqui em 2022 muito por conta da indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem causado desconfiança na classe política, inclusive dos membros do PL, que reclamam da dificuldade em conseguir espaço na agenda de Carlos para incluir eventos locais.
No encontro de Brasília, ficou evidente que a estratégia do pré-candidato carioca ao Senado é grudar em Caroline de Toni, que além de ter uma legião de apoiadores por todo o Estado, tem muita aceitação de prefeitos e vereadores até de partidos que não vão apoiar a reeleição de Jorginho Mello.
Ela também é vista como uma forte representante do conservadorismo e parece ter uma pré-candidatura bem encaminhada.
Muito provavelmente, o maior adversário de Carlos Bolsonaro na corrida pela segunda vaga ao Sendo será o senador Esperidião Amin (PP).
Além de ser catarinense, Amin é senador, tem aproveitado muito bem a defesa de pautas importantes para os bolsonaristas, já foi governador do Estado e também tem um bom grupo de políticos que estão com ele há anos e dificilmente largarão a sua mão, mesmo apoiando a reeleição do atual governador.
27ª MARCHA DOS PREFEITOS

A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) conseguiu levar para a 27ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece de 18 a 21 de maio em Brasília, cerca de 140 prefeitos catarinenses.
Eles participaram de uma série de encontros com a bancada federal aqui do Estado para tentar diminuir as obrigações dos municípios, o que eleva os custos das Prefeituras sem a contrapartida do Governo Federal.
Outra preocupação dos prefeitos é o fim da escala 6 X 1, pois a nova regra vai impactar em serviços públicos, como o atendimento em postos de saúde, na coleta de lixo e em serviços ligados ao saneamento básico.
Eles temem que o custo de tudo isso vá aumentar, pois terão que contratar mais gente para suprir a demanda. Eles querem uma discussão mais ampla, pois o Governo Lula não deu nenhum sinal de uma possível contrapartida e para os prefeitos.
Para eles, a União quer criar uma nova despesa, mas não quer ajudar a pagar a conta. Outro ponto levantado no encontro de prefeitos catarinenses é a diminuição da arrecadação com a nova regra de Imposto de Renda.
Esses valores, que são retidos na fonte, contribuem para o pagamento das despesas da saúde, educação e infraestrutura, mas com a diminuição na arrecadação, ficou um buraco no orçamento que precisa ser preenchido.





Adicionar comentário