Não passa uma semana que não estoure um escândalo de desvio de recursos, seja no Governo do Estado e em Prefeituras aqui de Santa Catarina.
A última Operação da Polícia Civil aconteceu na manhã desta terça-feira, 26, em Florianópolis, São José, Palhoça, Criciúma, Içara, São Lourenço do Oeste e até na cidade Vitorino, no Paraná.
Eles investigam um suposto esquema de rachadinha e favorecimento no Detran/SC, depois de uma denúncia da própria direção do órgão no ano de 2025.
Quando o ex-diretor Kennedy Nunes assumiu o Detran, em 2023, ele já tinha constatado muita coisa errado por lá e trabalhou para mudar o cenário.
Mas o caso do Detrans é só mais um entre tantos que soubemos que aconteceram em todas as esferas da administração pública municipal, estadual e federal.
Isso prova que não temos falta de dinheiro em Santa Catarina, mas temos sim a falta de respeito e de caráter de gente que vem se deleitando nas brechas públicas para levar muita vantagem no serviço público.
Só nos últimos quatro anos tivemos mais de 30 prefeitos presos, muitos secretários municipais indiciados e muito servidor público que decidiu usar o cargo para participar de esquemas que desviou muita verba pública de todo tipo de contrato.
É verba da segurança, da educação, da saúde, de obras, de compra de equipamentos e tudo que você possa imaginar.
Não sou contra a privatização dos serviços, mas a classe política conseguiu estragar até esse modelo de administração que era pra trazer para o contribuinte mais agilidade e diminuição de valores cobrados.
A principal característica desses desvios é que tudo sempre acontece dentro de uma administração com a conivência de quem tem o poder da caneta. E quem tem a caneta na mão sempre tem a proximidade com quem realmente arquiteta as operações e quem arquiteta tudo sempre é próximo e foi nomeado por quem se senta na principal cadeira.
Só que mesmo com tantas Operações policiais, a maioria dos problemas passa pelo ralo e o dinheiro que deveria servir a população, serve para financiar outras coisas.
Mas a pior constatação é que, além de sermos roubados ilegalmente, temos nosso suado dinheiro arrancado dos nossos bolsos através de impostos que aumentam ano após ano.
Mas é fato que a área de maior eficiência dos governos é o da cobrança dos impostos, pois ali não te falhas, falta de pessoal, incompetência e nem falhas no sistema que prejudique a voracidade da máquina pública, que poderia ser eficiente em outras áreas também, mas a história mostra que realmente não é talvez nem pretenda ser.
Mas talvez isso só mude quando o contribuinte resolver agir contra os políticos como faz contra jogadores de futebol que jogam mal e contra dirigentes de times que não ganham.
Enquanto o futebol for mais importante que a sua vida no país, a porteira continuará escancarada e a boiada continuará passando.





Adicionar comentário