A Assembleia Legislativa do Estado aprovou de forma unânime a proposta do deputado estadual Matheus Cadorin (Novo) que dá para o catarinense a possibilidade de quitar seus impostos estaduais através do “Pix” e outras formas de pagamento digital.
Cadorin disse que a Alesc contribuiu de forma significativa para a modernização e simplificação do pagamento de impostos em Santa Catarina ao aprovar seu projeto.
O deputado entende que o seu projeto marca uma mudança fundamental na relação entre os contribuintes e o fisco estadual, pois vai promover maior praticidade e agilidade nas transações financeiras relacionadas a obrigações tributárias.
“O PIX, que já movimentou mais de R$ 1 trilhão em Santa Catarina desde sua implementação em 2020, se consolida como uma opção eficiente e amplamente aceita pela população”, comenta Cadorin.
“Estamos dando um passo importante para facilitar a vida das pessoas. Poder pagar impostos de forma rápida e digital é um avanço que reflete a modernização do nosso sistema financeiro e a preocupação em tornar o dia a dia dos contribuintes mais simples”, destaca o deputado estadual.
No entendimento dele, a medida resolve um problema do cotidiano e mostra que a legislação pode e deve ser uma aliada na vida prática de cada cidadão.
Outro ponto relevante do projeto é a possibilidade de ampliar as opções de pagamento, abrindo caminho para inovações futuras. O Pix Automático, previsto para ser lançado em outubro de 2024, permitirá pagamentos recorrentes programados, simplificando ainda mais esses pagamentos.
A proposta agora segue para sanção do governador Jorginho Mello (PL) e a entrada em vigor da Lei está prevista para os próximos meses, que vai permitir que o morador de Santa Catarina tenha mais uma facilidade para o cumprimento de suas obrigações fiscais.
Adicionar comentário