Santa Catarina pode se tornar a sede bolsonarista no Brasil

Na manhã dessa quarta-feira, 9, Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal no governo Bolsonaro, e mais quatro agentes da PRF lotados em Santa Catarina acabaram sendo levados para a sede da Polícia Federal, em Florianópolis para, posteriormente, serem encaminhados para a sede da PF, em Brasília.

A ordem partiu do Supremo Tribunal Federal, e aí leia-se Alexandre de Moraes, com a intenção de ouvi-los sobre os bloqueios em estradas nas eleições de 2022.

Localmente, que se favorece com a prisão de Silvinei, já que ele afirmou que quer ser candidato a prefeito em São José, são seus possíveis adversários. Primeiro seria a ex-prefeita Adeliana Dal Pont, que disputa com ele a vaga de candidata do PL em 2024. Depois seriam o prefeito de São José (PSD), Orvino de Ávila, o ex-deputado estadual Bruno Souza, que deve disputar o pleito pelo Novo de São José, e o ex-senador Dário Berger, que pode ser o candidato do MDB.

Na entrevista que deu para o jornalista Emanuel Soares, da rádio Jovem Pan Floripa, Silvinei disse que esteve na CPMI de 8 de janeiro e que as perguntas não tinham nada a ver com o assunto investigado. Isso mostra que ele é sim um dos alvos para mostrar aos bolsonaristas brasileiros a força do atual Governo Federal.

Outros nomes catarinenses, como o senador Jorge Seif (PL) e a deputada federal Júlia Zanatta (PL), também estão na mira de “Xandão”, pois são de um Estado prioritariamente bolsonarista e são muito ligados ao ex-presidente da República.

Aliás, Santa Catarina tem se mostrado cada vez mais de direita e dificilmente a esquerda terá uma boa atuação nas cidades nas eleições de 2024. O termômetro poderá ser a eleição da cidade de Brusque, que vai acontecer no dia 3 de setembro.

Temos lá a ala direitista e bolsonarista representada por três chapas e apenas uma representando a esquerda petista. Alessandro Simas (PP) é ligado a Esperidião Amin que é um bolsonarista moderado.

André Vechi pertence ao partido Democracia Cristão, que representa a direita evangélica. William Molina (MDB) é o candidato do ex-prefeito Ari Vequi e de Luciano Hang, que representa mais fortemente o bolsonarismo na cidade.

Da esquerda, somente Paulo Eccel (PT), que representa a esquerda e principalmente o lulismo. Ele tem o apoio declarado de écio Lima (PT) e da deputada federal Ana Paula Lima (PT). Eccel é a aposta para que o PT comece a abrir as portas da esquerda pensando já em 2026.

TSE multa Bolsonaro

Na terça-feira, 8, o Tribunal Superior Eleitoral, que tem como presidente o ministro Alexandre de Moraes, decidiu multar Jair Bolsonaro em R$ 20 mil por propaganda irregular nas eleições presidenciais do ano passado.

Os ministros entenderam que Bolsonaro usou na sua campanha um conteúdo do chamado “kit gay” classificado como fake News. A ação movida pela campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alegou que, no governo de Dilma Rousseff (PT), não houve a distribuição desses kits nas escolas.

Esse material foi apresentado na página de Jair Bolsonaro denominada “Lulaflix”. A defesa do ex-presidente pediu o arquivamento da ação por entender que a eleição já terminou e porque o candidato do PT também criou a página “Bolsoflix”.  

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores