MDB levando a sério a candidatura de Chiodini em Itajaí

No último sábado o deputado federal e presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini, esteve em Jaraguá do Sul reunido com o secretário de Infraestrutura do Estado, Jerry Comper, e com os coordenadores regionais do partido no Médio Vale do Itajaí para discutirem a organização para as eleições municipais de 2024.

Chiodini e Jerrry conversaram também com o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística do Estado de SC (Fetrancesc), Dagnor Schneider, onde discutiram o ritmo das obras do Governo do Estado no Programa Estrada Boa.

Mas o foco do presidente do MDB é sim tentar viabilizar uma candidatura a prefeito de Itajaí, que hoje é administrada pelo também emedebista Volnei Morastoni.

Por conta da idade avançada e da saúde fragilizada, o prefeito não tem encantado o eleitor itajaiense nos últimos meses e o partido precisa de um fato novo nas eleições desse ano.

O vice de Volnei, Marcelo Sodré (PDT), pode ser o candidato que vai representar a esquerda com a possibilidade de ter um petista de vice indicado pelo presidente do Sebrae, Décio Lima (PT), mas dificilmente terá o apoio do MDB local.

Em 2023 o IBGE divulgou a lista das cidades mais ricas de Santa Catarina (dados do ano de 2021) e Itajaí figurou em primeiro lugar com um PIB municipal de R$ 47,8 bilhões e com uma economia desse tamanho, qualquer prefeito pode navegar em águas tranquilas e fazer muitas obras.

Mas a cidade ainda tem o problema do Porto de Itajaí, que precisa urgentemente contratar uma empresa que assuma as operações, mesmo que temporariamente, e Chiodini tem atuado pessoalmente em Brasília para viabilizar o lançamento do edital.

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o próprio presidente Lula já teria cobrado uma solução para o problema. O presidente já confirmou presença na assinatura do contrato de concessão temporária do porto à Mada Araújo Asset Management, que venceu o edital para operar a instalação por 2 anos.

Como os deputados catarinenses do MDB tem boa relação com o Governo Federal, Chiodini entende que há a possibilidade de se fazer uma frente em prol da cidade para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo partido em Itajaí.

Talvez a maior dificuldade que o deputado federal possa enfrentar é o regionalismo, pois como tem sua base eleitoral construída em Jaraguá do Sul, terá que convencer o eleitor de Itajaí que, mesmo sendo de fora, pode fazer melhor do que os candidatos que são da cidade.

Adicionar comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores