Partido Novo terá pré-candidato à Prefeitura de Gaspar

O Partido Novo anunciou na segunda-feira, 25, o nome que vai disputar as eleições municipais de Gaspar em 2024. Depois de confirmar Odair Tramontin em Blumenau e a vereadora Ana Paula Reiter em Indaial, a legenda confirmou que o oficial de justiça Ednei de Souza é o pré-candidato em Gaspar.

O Novo também divulgou que a empresária Maria Bernadete de Souza será a vice numa chapa pura. Ela se filiou na tarde de segunda-feira, onde estavam presentes também o presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro, e o promotor Odair Tramontin.

O Psol também anunciou no sábado a advogada Rosane Magaly Martins como pré-candidata a prefeita em Blumenau. No fim de semana ela participou de um evento organizado pelo PT, mas os partidos não estarão juntos em 2024.

É que no mesmo dia a Federação Partidária composta pelo PT, Rede e PCdoB apresentou a deputada federal Ana Paula Lima (PT) como sua pré-candidata. Há negociações para saber quem será o vice de Ana Paula, mas o nome que hoje corre na frente pela vaga é o do médico Mário Kato (PCdoB), que foi candidato a prefeito em 2020.

No início dessa semana surgiu a possibilidade do deputado estadual Egídio Ferrari, que em breve vai se filiar no PL, ter como candidata a vice na sua chapa a secretária-adjunta da Educação do Estado, Patrícia Lueders.

Em outubro de 2023 ela confirmou que não sairia da secretaria para disputar as eleições deste ano. Mas tanto o deputado Ivan Naatz quanto o governador Jorginho Mello gostam do nome dela para a vaga.

Mário Hildebrandt queria a sua vice, Maria Regina Soar (PSDB), nessa vaga, mas como os tucanos decidiram manter a pré-candidatura dela, o prefeito de Blumenau optou por Patrícia.

Já Maria Regina pode ter um nome do PP como vice e ele seria o do presidente da Câmara Municipal, Almir Vieira. O acordo ainda não foi selado, mas o senador Esperidião Amin e o ex-senador Dalírio Beber estiveram juntos na reunião do PP de Blumenau no último sábado e conversaram sobre o assunto.

Vale lembrar que Dalírio foi o vice de Amin nas eleições para o Governo do Estado em 2022 e ambos têm relações estreitas mesmo antes daquela ocasião.

Fato é que a administração de Mário Hildebrandt pode ter dois candidatos, mas com o porém de nenhum deles querer defender a sua administração. O PL não aceitou muito bem a filiação do prefeito e Ivan Naatz não quer que Egídio seja reconhecido como o candidato de Hildebrand.

Já Maria Regina deixaria de ser o nome da Prefeitura e seria uma espécie de oposição dentro do governo, defendendo apenas aquilo que ela fez enquanto vice-prefeita.

Por fora vem Odair Tramontin (Novo), que não seria um candidato tão novo assim, mas seria a bola da vez em Blumenau, com o selo de uma oposição de verdade com chances de derrotar o grupo do prefeito, que hoje tem dentro da sua administração membros filiados no PL, no MDB, no PSDB, no Podemos e no PP.

Às 17 horas dessa terça-feira, 26, o governador Jorginho Mello (PL) vai se reunir na Associação Empresarial de Gaspar com empresários da cidade para falar de algumas demandas que a cidade necessita.

A noite ele vai participar do encontro organizado pelo PL municipal e vai anunciar o pré-candidato a prefeito da legenda em 2024. O nome mais provável é do delegado Paulo Koerich, que se filiou no Partido Liberal na semana passada com o aval dos mesmos empresários com quem Jorginho irá conversar.

Tem também o engenheiro Rodrigo Althoff, que já tinha se colocado como o nome do PL para disputar a eleição neste ano. Mas tudo indica que ele abrirá mão para, segundo os liberais, um projeto maior para tentar conseguir o comando da cidade.

A expectativa é se o PL irá de chapa pura ou não, podendo colocar Althoff como vice de Paulo Koerich. O adversário mais forte será o vice-prefeito Marcelo Brick (PP), que já tem o apoio do MDB, que deve colocar o vereador Ciro Quintino de vice, do PSD e do PDT.

Também já definiram seus candidatos o PT, que vai lançar o ex-prefeito Celso Zuchi; o Novo, que virá com o oficial de justiça Ednei de Souza e o Republicanos, que escolheu Oberdan Barni como pré-candidato a prefeito em 2024.

Adicionar comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores