Na manhã desta quinta-feira, 14, o presidente da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, David LaBarrica (Patriota), tomou posse como prefeito da cidade e fica no cargo pelos próximos sete dias, período em que Fabrício Oliveira (PL) participa de evento das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos.
No mesmo período, a presidência do Legislativo será exercida pelo vice-presidente da Mesa, vereador Marcos Kurtz (Podemos).
La Barrica faz parte da base do governo de Fabrício Oliveira e é um dos vereadores com interesse na candidatura a prefeito em 2024 com o apoio de Fabrício, já que ele não pode concorrer mais a reeleição.
Mas este ano o MDB de Balneário Camboriú decidiu deixar de ser oposição e também entrou para a base do governo e, em contrapartida, recebeu a Secretaria de Educação e a Subprefeitura da Região Sul.
Fabricio Oliveira até organizou uma reunião entre as lideranças locais do PL e do MDB, que também teve a participação de Carlos Chiodini e Jorginho Mello, para definir nomes para essa possível chapa, mas o problema é que o presidente local do MDB, o vereador Nilson Probst, não abre mão da cabeça de chapa, e isso pode ser um entrave.
O prefeito de Balneário Camboriú sempre teve um bom entendimento com o Podemos, até porque foi de lá que ele saiu, mas conseguiu manter o partido na sua base. Então, nomes do partido como o secretário de Saúde, Osmar Tomalih, e o vereador Anderson Santos, também aparecem bem cotados para comporem com um candidato do PL em 2024.
Hoje o nome mais forte do PL para concorrer à prefeitura de Balneário Camboriú seria do deputado estadual Carlos Humberti Metzner, que era vice-prefeito até 2022. O problema é que seria mais interessante mantê-lo em Florianópolis próximo do Governo do Estado e aí o partido precisa encontrar uma segunda opção.
OPOSIÇÃO FORTE
Na oposição ao governo, o nome mais forte hoje é o da vereadora Juliana Pavan, que está no PSDB, mas deve disputar a Prefeitura de BC pelo PSD em 2024, já que seu pai, o ex-prefeito e ex-governador Leonel Pavan, já foi colocado como pré-candidato em Camboriú pelos pessedistas.
O PP também já definiu que o seu pré-candidato a prefeito para o ano que vem no litoral é o vereador André Meirinho. Mas o desafio é grande, pois pode até concorrer em chapa pura.
Já o partido Novo também quer ser protagonista na Beverly Hills brasileira. Com o plano de expansão do partido em Santa Catarina, o Novo já tem o vereador mais votado na eleição de 2020, Lucas Gotardo, como seu pré-candidato.
Com um colégio eleitoral considerado pequeno, se houver muitos candidatos na disputa, pode facilitar a vida do governo para tentar eleger o sucessor de Fabrício Oliveira, já que a sua administração é considerada muito boa na cidade.
Adicionar comentário