De acordo com a entrevista dada na quinta-feira, 30, para a rádio CBN de Joinville, o senador Esperidião Amin (PP) votará contra à indicação do Ministro da Justiça, Flávio Dino, para assumir a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo Amin, “para que alguém seja juiz, são imprescindíveis alguns requisitos. Dois deles são independência e imparcialidade. O atual Ministro da Justiça, durante a CPMI do 8/1, afrontou na questão dos alertas da Abin, na questão das imagens das câmeras do Ministério da Justiça, e na questão da inação, ou seja, falta de atuação da Força Nacional, ele afrontou a verdade e dificultou as investigações. Por isso eu votarei contra a sua indicação. Não é pessoal, é funciona”.
Flávio Dino enfrenta resistência no senado para a sua indicação ao STF. Cerca de 24 senadores já manifestaram ser contra a indicação dele. Esse número já supera os 18 senadores que se opuseram à indicação do atual ministro, Cristiano Zanin, em junho deste ano.
Para ser aprovado, Flávio Dino vai precisar de, pelo menos, 41 votos favoráveis (50% + 1) dos 81 senadores. Em Brasília se fala que, hoje, há um empate técnico de 24 favoráveis e 22 contrários. Já 17 parlamentares afirmaram não saber ainda como vão votar e 18 não querem se manifestar. A votação deve acontecer no próximo dia 13, no plenário do Senado Federal.
Veja o vídeo da fala de Esperidião Amin (PP):
Adicionar comentário