Depois do deputado estadual Mauro de Nadal (MDB) receber o comando do Estado do governador Jorginho Mello (PL), o também deputado estadual Maurício Eskudlark (PL) também foi conduzido à presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina na cerimônia que aconteceu no domingo, 7, na Casa D´Agronômica.
Eskudlark garantiu que dará continuidade aos trabalhos e projetos em andamento, reforçando o compromisso com a população catarinense e a parceria com o Governo do Estado.
As mudanças ocorreram porque o governador Jorginho Mello irá para Portugal numa missão oficial e a vice-governadora Marilisa Boehm (PL) estará esta semana no Uruguai para conversar com investidores para a área de educação.
Com isso, Nadal será o governador até o próximo domingo, 14, e consequentemente Maurício Eskudlark, por ser o vice-presidente da Alesc, ficará no comando do legislativo até a volta do presidente.
A RELEIÇÃO
O deputado estadual Ivan Naatz (PL) deve apresentar nos próximos dias um projeto de Resolução que quer permitir que o presidente da Alesc possa ser reeleito por mais um mandato, o que iria beneficiar justamente o governador interino Mauro de Nadal.
Para protocolar a Resolução, Naatz vai precisar de 14 assinaturas de deputados estaduais, mas provavelmente já há o número suficiente na Alesc, pois o PL tem uma bancada com 12 deputados e o MDB tem mais 6 parlamentares, totalizando 18 possíveis assinaturas.
Isso pode mudar as atuais conjecturas sobre o próximo presidente da Casa, pois era dado como certo que o deputado Júlio Garcia (PSD) seria reconduzido para comandar a Alesc.
Mas, mesmo assim, Júlio continua com uma boa força política para a definição do próximo nome para a presidência, já que foi ele que em 2023 comandou as negociações para garantir a presidência para Mauro de Nadal e o MDB pode querer manter a fidelidade com o PSD dentro do legislativo catarinense.
Adicionar comentário