MPSC pede a suspensão da liberdade de investigado na Operação Mensageiro

Na tarde de quarta-feira a Coordenadoria de Recursos Criminais informou que o Ministério Público solicitou para o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) a suspensão da decisão de soltura do ex-prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP).

Depois de passar quase cinco meses na penitenciária de Criciúma por causa de uma prisão preventiva, no último dia 29 de junho a Justiça permitiu que fosse solto usando apenas a tornozeleira eletrônica.

O Tribunal de Justiça já tinha negado a soltura do político no mês de março deste ano e o Procurador de Justiça, Ary Capella Neto, entende que a soltura de Joares Ponticelli é, no mínimo, controversa, pois para ele “apenas o bom comportamento enquanto esteve preso não é suficiente para justificar a medida cautelar”.

Capella diz também que as razões pelas quais o ex-prefeito foi preso também não foram alteradas e nos autos “há elementos suficientes que indicam a suposta participação de Ponticelli no esquema criminoso”.

Esse pedido ocorre também porque surgiram notícias que o ex-prefeito estava supostamente articulando uma candidatura para a eleição do próximo dia 7 de agosto para a escolha do novo prefeito de Tubarão na Câmara de Vereadores da cidade.

Joares Ponticelli e seu vice, Caio Tokarski (UB), foram presos no dia 14 de fevereiro por conta da terceira fase da Operação Mensageiro, que apura a suspeita de fraude em licitação e corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e distribuição de lixo em cidades catarinenses.

Além de Ponticelli e Caio, Darlan Mendes da Silva, funcionário da prefeitura, também é réu nesse processo por suspeita de envolvimento no esquema.

Os três foram denunciados por organização criminosa e dezesseis vezes por corrupção passiva. Por enquanto, somente Caio Tokarski continua preso, mas o advogado dele, Pedro Walicoski Carvalho, afirma que a defesa está otimista pela soltura do ex-vice-prefeito.

Veja os prefeitos que foram presos nas quatro fases da Operação Mensageiro:

Antônio Rodrigues (PP) – Balneário Barra do Sul – MANDATO EXTINTO

Deyvison Souza (MDB) – Pescaria Brava – RENUNCIOU

Luiz Henrique Saliba (PP) – Papanduva – MANDATO EXTINTO

Marlos Neuber (PL) – Itapoá – RENUNCIOU

Antônio Ceron (PSD) – Lages

Vicente Corrêa Costa (PL) – Capivari de Baixo – RENUNCIOU 

Joares Ponticelli (PP) – Tubarão – RENUNCIOU

Caio Tokarski (UB) – vice-prefeito de Tubarão – RENUNCIOU

Adilson Lisczkovski (Patriota) – Major Vieira

Adriano Poffo (MDB) – Ibirama

Alfredo Cezar Dreher (Podemos) – Bela Vista do Toldo

Armindo Sesar Tassi (MDB) – Massaranduba

Felipe Voigt (MDB) – Schroeder

Luis Antonio Chiodini (PP) – Guaramirim

Luiz Shimoguri (PSD) – Três Barras

Luiz Carlos Tamanini (MDB) – Corupá

Patrick Correa (Republicanos) – Imaruí

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores