Celesc trabalha para o consumo consciente de energia elétrica

Com o início do verão, os catarinenses recorrem ao uso de aparelhos para amenizar o calor. Com isso, a Celesc reforça a importância de se adotar medidas para o consumo consciente de energia elétrica.

A empresa projeta um aumento de 9,4% no consumo de energia durante a temperada de verão no Estado.

Segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), caso equipamentos como ar-condicionado, geladeira, ventilador e outros eletrodomésticos sejam usados sem moderação, pode haver um acréscimo acima do esperado nas faturas de energia dos consumidores.

Para que isso não aconteça, Thiago Jeremias, que é o gerente de Eficiência Energética da Celesc, alerta que o ar-condicionado pode se tornar o maior violão caso não seja usado com moderação.  

“Utilizar o ar-condicionado na temperatura adequada (23ºC) e optar por um modelo econômico e manter a borracha de vedação da geladeira em bom estado são algumas das medidas que podem fazer a diferença.  Sobre ar-condicionado, uma outra dica de ouro: desligue o aparelho 30 minutos antes de sair do ambiente. Com isso é possível aproveitar o frio do local por mais um tempo”, recomendou ele.

De acordo com a Celesc, além de regular a temperatura adequada em 23ºC do ar-condicionado, dê preferência para modelos Split e Inverter com selo Procel. Eles são mais eficientes e gastam menos energia. Outro alerta é que ar-condicionado ligado e janela aberta não combinam. 

Ventiladores também podem ser bons aliados para diminuir o calor gastando menos que o ar-condicionado. No chão, no teto ou na parede, eles são uma opção mais em conta para refrescar os ambientes. Se dois modelos consomem a mesma quantidade de energia, opte por aquele de maior quantidade de vento gerado, porque será capaz de ventilar mais que o outro. 

Acompanhe

Entre em nosso grupo do Whatsapp e nos siga em nossas redes

Patrocinadores